Política


Esposas de Massano e Miala mandam na Agência Nacional de Petróleos

2020-06-26 09:35:00

Imagem de destaque

Partilhar isto:

Criada há cerca de um ano com o objectivo de regular a actividade de exploração do petróleo e gás, a nova Concessionária Nacional  tem por finalidade regular, fiscalizar e promover a execução das actividades petrolíferas, nomeadamente as operações e a contratação, no domínio dos petróleos, gás e biocombustíveis.

A entidade, avança o site Confidence News, que tem como incumbência a licitações de novas concessões petrolíferas e a gestão dos contratos de partilha da produção, bem como representar o Estado na partilha do lucro do petróleo nas concessões petrolíferas, tem um Conselho de Administração composto por cinco membros, sendo um Presidente e quatro Administradores Executivos.

O CA é presidido por Paulino Jerónimo, quadro da Sonangol que já chegou a ocupar o cargo de CEO da petrolífero nacional.

Com mais de 30 anos de experiência profissional no sector petrolífero Angolano ao serviço da Sonangol E.P, Paulino Jerónimo, mestrado em Geofísica pelo Instituto Superior de Petróleo e Gás do Azerbaijão, foi responsável pela Sonangol Hidrocarbonetos Internacional, membro da Comissão Executiva da Sonangol Pesquisa e Produção respondendo pela área operacional.

Também foi Director de Exploração da Sonangol Pesquisa e Produção acumulando a área de Novas Oportunidades que supervisionava a área internacional e responsável por várias áreas de gestão na Sonangol Pesquisa e Produção tendo ingressado nos quadros em 1985.

No “board” da ANPG, Paulino Jerónimo conta com a companhia de Natacha Massano, Administradora Executiva que tem o pelouro de Economia das Concessões, Negociações, Segurança e Ambiente, assim como os departamentos de Estudos Económicos e Gestão do Património.

Natacha Massano, esposa do actual Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, é quadro da Sonangol, onde entre outras funções, já ocupou vários cargos directivos.

Na nova concessionária, outro rosto visível no Conselho de Administração é o de Gerson dos Santos, que em círculos privados da alta politica é apresentado como testa-de-ferro” de Ana Dias Lourenço, a 1ª Dama da República de Angola.

Antigo Director para o Investimento Público do Ministério do Planeamento, Henda teve igualmente uma fugaz passagem pela Administração Geral Tributária, como Administrador Executivo.

Na ANPG por onde chegou sob proposta de Archer Mangueira, actual governador do Namibe, supervisiona o Departamento de Administração e Finanças, Auditoria e Comunicação Institucional.

A nível directivo, a Agência conta no seu quadro com Ana Miala, esposa de Fernando Garcia Miala, Director-geral do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado.

Antiga bolseira da petrolífera nacional em Houston, EUA, Ana Miala ocupa o cargo de Directora de Produção, tendo sob sua alçada os departamentos de sondagem, reservatórios e instalações petrolíferas.